Investir em temas de longo prazo fortes

10/08/2020

Para saber mais sobre a terminologia financeira utilizada neste artigo, visitar glossário.

O mundo está a atravessar mudanças significativas, mas muitas vezes são necessários acontecimentos dramáticos como a pandemia do novo coronavírus para destacar até que ponto a sociedade e a economia evoluíram.

Por exemplo, o protagonismo das infraestruturas digitais nas nossas vidas aumentou rapidamente na última década. Contudo, a sua importância crítica tornou-se recentemente muito óbvia quando centenas de milhões de pessoas tiveram de ficar confinadas a trabalhar e a entreter-se em casa.

Apesar de, compreensivelmente, termos tendência para nos focarmos nos desafios de curto prazo com que nos deparamos enquanto investidores, há tendências sociais e económicas fortíssimas que nos apresentam oportunidades a mais longo prazo. Estes temas produzirão efeitos, não apenas ao longo de vários anos, mas de várias décadas.

Como podemos identificar estes temas globais?

Para considerarmos a forma como poderemos investir o nosso dinheiro de uma forma que beneficie de ventos temáticos favoráveis, temos primeiro de considerar as forças que estão a criar mudanças profundas e duradouras no mundo.

Elas incluem a macroeconomia global, a demografia, as políticas e investimentos públicos, assim como a inovação tecnológica, entre outras coisas.

Ao analisar estas grandes questões, conseguimos identificar tendências de longo prazo das quais podemos tirar partido – como o imperativo crescente da descarbonização da economia global e o facto de as pessoas estarem a viver mais anos e com mais saúde.

Importa sublinhar que estes são temas fundamentados na realidade e que resistem ao teste do tempo. Não são ideias improváveis assentes em ciência pouco desenvolvida ou em modas que possam cair em desuso. Muito importante, também são globais, o que significa que a dimensão das oportunidades de investimento a longo prazo pode ser enorme.

Como podemos investir nestas oportunidades?

A identificação de temas estruturais é o primeiro passo para os investidores. O segundo passo consiste em identificar as empresas com potencial para prosperarem – em benefício de todos os intervenientes, incluindo os seus trabalhadores, acionistas e sociedade em geral.

As empresas têm de conseguir tirar partido de um destes temas de longo prazo, dispondo para tal de conhecimentos especializados e produtos adequados ou, em alguns casos, soluções para os desafios globais. Têm também de ser bem geridas, com lideranças que saibam executar uma estratégia para tirar máximo partido da oportunidade.

Com efeito, num quadro de incerteza económica, é o único setor no mercado de ações dos EUA que registou uma subida das previsões sobre ganhos futuros por parte de analistas em plena pandemia.

Importa ser seletivo nas empresas em que investimos. Para proporcionarem a melhor hipótese de obter ganhos no longo prazo, as ações de uma empresa têm de ter um preço justo. Devemos ter o cuidado de não pagar um preço excessivo por retornos futuros potenciais que não podem ser garantidos.

Também não queremos depender exageradamente de uma só empresa ou de um tema exclusivo para o sucesso dos investimentos. Felizmente, é possível encontrar beneficiários de um crescimento estrutural num leque alargado de setores, o que nos permite criar uma carteira diversificada de diferentes tipos de negócios à escala global.

Num contexto de incerteza, pensamos que o investimento temático tem potencial para proporcionar aos investidores uma via de valorização e rendimento do capital que seja fiável e sustentável no longo prazo. Ao focarmo-nos em temas globais, pensamos que há oportunidades de investir hoje nos potenciais ganhadores de amanhã.

O valor e rendimento dos ativos do fundo diminuirá e também aumentará, o que fará com que o valor do seu investimento diminua e aumente, e poderá receber menos do que inicialmente investiu.

As opiniões expressas neste documento não devem ser consideradas como sendo uma recomendação, conselho ou previsão. Não nos é possível dar conselhos financeiros. Caso tenha qualquer dúvida sobre a adequação do seu investimento, deverá falar com o seu consultor financeiro.

M&G Investments.

Esta informação não é uma oferta nem uma solicitação de uma oferta para a aquisição de um investimento em acções em nenhum dos Fundos aqui referidos. As Aquisições de um Fundo deverão ter por base o Prospecto actual. O Acto de Constituição, Prospecto, Informações Fundamentais destinadas aos Investidores, Relatório de Investimento e Demonstrações Financeiras, estão disponíveis gratuitamente na M&G International Investments S.A. Antes de subscreverem títulos, os investidores devem ler o Prospeto, que inclui uma descrição dos riscos de investimento relativos a estes fundos. Esta divulgação financeira é publicada pela M&G International Investments S.A. Sede: 16, boulevard Royal, L 2449, Luxembourg. A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, (a “CMVM”) recebeu a notificação do passaporte, nos termos da Directiva 2009/65/CE do Parlamento Europeu e do Conselho e do Regulamento da Comissão (EU) 584/2010, permitindo que o fundo seja distribuído ao público em Portugal.