Investir em soluções para o planeta

15/11/2019

O aproveitamento do poder da inovação pode gerar resultados positivos para os investidores e o ambiente

Queira por favor consultar o glossário para uma explicação sobre os termos de investimento utilizados ao longo deste artigo.

Desde as toxinas no ar que respiramos aos metais pesados nos nossos rios, são muitos os desafios ambientais que têm de ser enfrentados.

A sensibilização relativamente a estas questões está, sem dúvida, a aumentar, tal como o interesse em resolvê-las. Mas apesar deste progresso, uma população crescente que consome mais à medida que fica mais rica traz maiores pressões ao planeta.

Há uma tensão persistente entre o estímulo ao desenvolvimento económico global e a diminuição dos custos ambientais. A resolução desta questão faz parte crucial dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, objetivos que codificam as questões mais prementes do mundo no que respeita à sustentabilidade.

Naqueles domínios em que as empresas podem desenvolver soluções que possam facilitar a economia moderna ao mesmo tempo que reduzem a nossa pegada ambiental, são enormes as oportunidades de o sucesso nos investimentos caminhar lado a lado com a concretização de um impacto ambiental positivo.

C7BA060913C546EFA0AFD57138F14784

Inovação para causar impacto

O imperativo da resolução dos desafios ambientais pode implicar uma necessidade de medidas dramáticas. No entanto, é possível que, muitas vezes, as melhorias graduais – evoluções na tecnologia e na forma como é utilizada, em vez das tecnologias revolucionárias propriamente ditas –   sejam as que obtêm os melhores impactos.

Pequenos avanços na eficiência de sistemas universais podem muito bem trazer benefícios materiais mais significativos do que soluções radicais em áreas de nicho.

As empresas que capacitam outras para terem um impacto positivo através dos produtos ou serviços que oferecem, podem ser agentes catalisadores de mudanças de longo alcance.

Gerar mais a partir de menos

Face ao aumento da procura global de energia, o progresso tecnológico é essencial para promover uma industrialização inclusiva e sustentável.

Apesar de ter havido, acertadamente, um enfoque na forma como geramos eletricidade, a forma como a utilizamos é muitas vezes ignorada. Mas há um enorme potencial de redução de emissões a partir da base industrial existente se tornarmos o nosso consumo mais eficiente. 

O impacto potencial de ‘reequipar o mundo’ através da utilização de tecnologias que o tornem mais eficiente em termos energéticos é demonstrado pela Schneider Electric, um grupo industrial que lidera a transformação digital do mercado de automação industrial.

Uma das formas como a empresa está a gerar impacto é através de soluções inovadoras que procuram aproveitar o valor dos dados para maximizar a eficiência dos sistemas. Desde o ar condicionado nos escritórios às redes elétricas, os sistemas que apoiam a economia moderna são cada vez mais automatizados e digitalizados. Estar ligado à ‘Internet das Coisas’ significa que é possível recolher dados importantes em sistemas mais inteligentes e analisá-los com informação em tempo-real, e seguidamente utilizá-los para otimizar processos.

Sistemas mais eficientes que reduzem o consumo de eletricidade vão não só poupar dinheiro aos clientes da Schneider, como também vão traduzir-se em enormes benefícios ambientais. A empresa pretende reduzir as emissões de dióxido de carbono dos seus clientes em 100 milhões de toneladas entre 2018 e 2020. Isto equivale às emissões anuais de CO2 da utilização de eletricidade de 17 milhões de casas. 

A escala da oportunidade de investimento a longo prazo, assim como o impacto ambiental positivo, são claros. A IHS Markit prevê que 73 mil milhões de dispositivos estarão ligados à internet das coisas até 2025 , uma subida relativamente aos 27 mil milhões em 2017.

Aspirar a um impacto mais alargado

Esta é apenas uma ilustração da forma como uma empresa pode concretizar benefícios para o ambiente que ultrapassam em muito a sua própria atividade. Para melhor avaliar o impacto de uma empresa, os investidores podem considerar de que forma a empresa possibilita às outras a poupança de energia ou água, ou de algum modo a redução da sua pegada ambiental.

Existem claramente oportunidades de muitos milhares de milhões de dólares para as empresas que possam fornecer com sucesso produtos e serviços que ajudem a resolver os desafios ambientais do mundo.

Para os acionistas destas empresas, isso significa que podem aspirar não só a obter retornos financeiros sustentáveis no longo prazo, mas também contribuir para terem um impacto ambiental comprovadamente positivo.